Terceirização da culpa.

 

 

A sociedade moderna buscando reduzir custos, tem investido na  terceirização de serviços.

A terceirização de serviços é a   contratação de uma empresa para executar serviços dentro de outra, como por exemplo o serviço de limpeza, alimentação, transporte,  serviços de digitação, enfim, são inúmeros serviços que podem ser terceirizados para o melhor e mais econômico funcionamento das empresas.

Também, as pessoas seguindo a tendência, estão terceirizando suas frustrações, seus fracassos, suas desilusões, procurando tirar de si a culpa de não atingir seus objetivos.

Um patrão que não segue as novas práticas de gestão, que ainda utiliza os antigos sistemas de se impor como “todo poderoso”, que não busca ouvir seus funcionários, que não se preocupa em melhorar as condições de trabalho  não investindo no Capital humano,  tende a ter seu quadro de funcionários constantemente alterado, o que traz um grande prejuízo pois a mão de obra é o coração de qualquer negócio. Na busca das causas, o patrão passa a culpar o RH porque não soube contratar, o financeiro por não estar pagando adequadamente os funcionários, a  concorrência, os sindicatos… passando  assim,  a terceirizar sua culpa. Aceitar que ele próprio não é um bom administrador é  admitir não ser o bom em tudo e essa é uma frustração grande demais para se conviver.

O adolescente que entra no mercado de trabalho e que não evolui dentro da empresa, tende a culpar os pais porque não lhe proporcionaram condições de fazer uma faculdade, a família,  por não lhe dar o respaldo necessário, a sociedade por ser individualista, o estado por ser burocrático, terceirizando assim sua própria culpa. Pois a ele como administrador de sua vida, caberia a determinação de ir em busca de seus objetivos, somente ele poderia otimizar seus esforços para ser reconhecido dentro da empresa, respeitando a hierarquia organizacional, poderia contribuir de maneira consciente e eficiente para uma maior produtividade, agindo dessa maneira seu crescimento profissional seria impulsionado rapidamente.

Terceirizar a culpa, é o pior tipo de gestão para o crescimento pessoal e espiritual, porque leva a estagnação. Aceitar o próprio erro, avaliar os pontos negativos na sua forma de agir e pensar, estudar novas possibilidades e colocá-las em prática, mantendo sempre o foco, sem desanimar no primeiro obstáculo é uma sábia forma de gerenciar a mais complexa empresa: a PRÓPRIA VIDA .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *