Espaço na família.

Resultado de imagem para foto de espaço

O que é uma família?

Entre as 10 definições contidas no Dicionário Léxico,  a 5ª –   Aglomerado de pessoas ligadas através do casamento, da adoção ou da afinidade; é a que mais atende  ao modelo de família nos tempos modernos.

Antigamente, quando o divórcio ainda era um tabu, as famílias eram constituídas de pai, mãe e filhos geralmente consanguíneos, salvo raros casos de adoção ou tutela, que moravam na mesma casa até o casamento e muitas vezes até depois dele, pois geralmente  tinham a mesma profissão e juntos trabalhavam.

Os filhos obedeciam aos pais enquanto vida eles tivessem, sendo ignorada a maioridade ou independência financeira. Bastava um olhar para que os filhos entendessem a repreensão dos pais.

Com a modernidade, a televisão chegando aos lares, telefone, enfim com a propagação da mídia escrita e falada, o mundo globalizado trouxe ao conhecimento geral, novas culturas, novos hábitos, maneiras diferentes de ver e viver a vida.

Os filhos passaram a ser menos dependentes dos pais, tendo mais estudo, melhores salários, construindo um leque de amigos diferentes daquele em que foram criados, desenvolvendo formas diversas de pensar e agir.

Ao grupo de pais que vivenciaram essa transição, especialmente aos que cresceram sob regime impositivo, ficou muito difícil aceitar e adaptar-se as mudanças sociais.

Entender que o filho hoje já não permite ou não deseja  a intervenção dos familiares  nos seus planos de vida, vai depender de um diálogo franco e cordial, para que  essa atitude seja entendida  como um sinal de independência e amadurecimento e não  compreendido como desafeto.

Porém, a experiência dos mais velhos, não deve ser desprezada, pois muitos erros poderiam ser evitados se observado fosse eventos passados. A vida é um aprendizado,  ninguém nasceu sabendo e ninguém tudo sabe, para isso existe a família e a sociedade, para troca de experiências e conhecimentos. Para evolução e aprendizado. Sempre atentos para respeitar o espaço e autoridade um dos outros.

O espaço de cada um  pode ser definido como a área ao redor do corpo que normalmente se  permiti que certas pessoas ultrapassem, ou ainda,  o limite de opiniões e conselhos que se está disposto a admitir.

Como definição é perfeito, mas  é fundamental que antes  de se criar a barreira de proteção, os filhos devem lembrar  de que não existe visão de 360º e muitas coisas passarão desapercebidas se na retaguarda não tiver um pai, uma mãe, um familiar  lhe servindo de retrovisor para mostrar o que não está sendo visto.

E aos pais, cabe a sabedoria e o discernimento de abordar determinados assuntos em momentos oportunos, evitando que o filho não se sinta invadido, ou desprovido de autoridade.

E quando esses princípios de espaço e autoridade são violados, ainda cabe a compreensão e o respeito mútuo, base primordial para qualquer relacionamento humano.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *